Os "hippies" (no singular, hippie) eram parte do que se convencionou chamar movimento de contracultura dos anos 60 tendo relativa queda de popularidade nos anos 70 nos EUA, embora o movimento tenha tido muita força em países como o Brasil somente na década de 70. Adotavam um modo de vida comunitário, tendendo a uma espécie de socialismo-anarquista ou estilo de vida nômade e à vida em comunhão com a natureza, negavam o nacionalismo e a Guerra do Vietnã, bem como todas as guerras, abraçavam aspectos de religiões como o budismo, hinduismo, e/ou as religiões das culturas nativas norte-americanas e estavam em desacordo com valores tradicionais da classe média americana e das economias capitalistas e totalitárias. Eles enxergavam o patriarcalismo, o miltarismo, o poder governamental, as corporações industriais, a massificação, o capitalismo, o autoritarismo e os valores sociais tradicionais como parte de uma "instituição" única, e que não tinha legitimidade.
Os Hippies e suas origens:
O termo derivou da palavra em inglês hipster, que designava as pessoas nos EUA que se envolviam com a cultura negra, e.x.: Harry The Hipster Gibson. Em 6 de setembro de 1965, o termo hippie foi utilizado pela primeira vez, em um jornal de São Francisco, um artigo do jornalista Michael Smith. * A eclosão do movimento se deu ao surgimento da chamada Geração Beat, os beatniks, uma leva de escritores e artistas que, primeiramente, assumiram os comportamentos copiados pelos hippies. Com a palavra "beat", John Lennon, transformado em um dos principais porta-vozes pop do movimento hippie, criou o nome da sua banda "The Beatles". Tanto o termo beatnik como o termo hippie assumiam sentido pejorativo para a grande massa norte-americana.
Penteado hippie:
Estilo e comportamento:
Nos anos 60, muitos jovens passaram a contestar a sociedade e a pôr em causa os valores tradicionais e o poder militar e econômico. Esses movimentos de contestação iniciaram-se nos EUA, impulsinados por músicos e artistas em geral. Os hippies defendiam o amor livre e a não-violência. Como grupo, os hippies tendem a viver em comunidades coletivistas ou de forma nômade, vivendo e produzindo independentemente dos mercados formais, usam cabelos e barbas mais compridos do que era considerado "elegante" na época do seu surgimento. Muita gente não associada à contracultura considerava os cabelos compridos uma ofensa, em parte por causa da atitude iconoclasta dos hippies, às vezes por os acharem "anti-higiênicos" ou os considerarem "coisa de mulher".
Os Hippies não pararam de fazer protestos contra a Guerra do Vietnã, cujo propósito era acabar com a guerra. A massa dos hippies eram soldados que voltaram depois de ter contato com os Indianos e a cultura oriental que, a partir desse contato, se inspiraram na religião e no jeito de viver para protestarem.
Paz e Amor!
skip to main |
skip to sidebar
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Link me
Sobre a Hippie Chic
- Patty
- Uma Paranaense apaixonada por tecnologia, moda, make, artesanatos e artes em geral. E tartarugas minha paixão!!!
Arquivo Hippie e Chic
-
▼
2010
(489)
-
▼
fevereiro
(31)
- Hoje é Dia de Mc Feliz
- Cintura alta em alta
- Estrelas
- Unhas Outono Inverno
- Tendências Inverno 2010
- Pérolas?
- Make em tons de vede
- McQueen
- Famosas Rasteirinhas
- Estilo
- Um filme à toa no Patê
- Look
- Paz e Amor!
- Coletinhos
- Pedido Urgente
- Brincando de Decorar
- Artesanato é tudo de bom...
- Na Medida Certa
- Maria Brigadeiro
- Acessórios fazem a diferença...
- Terça-feira Despojada
- Testado e Aprovado
- Chic e simples
- 5 maneiras de desenvolver sua inteligência emocional
- Primeira semana útil do ano
- Reciclando
- Headbands
- Com que Roupa Eu vou?
- Hippie Chic
- Prata de Bali
- 45 Lições de Vida
-
▼
fevereiro
(31)
I Love Turtles
Seguidoras Chic´s
Copyright © Hippie e Chic. All rights reserved.
Blogger templates created by Templates Block
Wordpress theme by Turtle Host
0 comentários:
Postar um comentário